DOCUMENTOS

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PGR

Programa de Gerenciamento de Riscos

O Programa de Gerenciamento de Riscos ou também conhecido como GRO – Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, tem como principal finalidade identificar, avaliar e propor medidas e ações para prevenir acidentes ambientais que possam colocar em risco a integridade física dos trabalhadores. O PGR deve contemplar, também, um plano de ação para minimizar eventuais impactos. Caso ocorram situações anormais

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PCMSO

Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional

O PCMSO tem como finalidade elaborar um programa médico de saúde ocupacional com base nas atividades dos funcionários, determinando-se quais exames terão de ser realizados no período trabalhado com objetivo de monitorar, individualmente, aqueles trabalhadores expostos aos agentes químicos, físicos e biológicos definidos pelo PGR. É arte integrante da saúde dos trabalhadores, devendo estar articulado com as exigências das demais normas regulamentadoras, deverá ter como prioridade na prevenção, rastreamento e diagnósticos preventivos dos aspectos de saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de doenças ocupacionais. A empresa deverá realizar em seus colaboradores exames ocupacionais clínicos e complementares de acordo com o que estabelece a NR – 07:
- Admissional
- Periódico
- Retorno ao Trabalho
- Mudança de Função
- Demissional
Os exames poderão ser realizados nas clínicas conveniadas à Laudoseg. No ato da realização do exame será emitido o Atestado de Saúde Ocupacional
– ASO, em duas vias, e o prontuário clínico, que ficará arquivado em poder da contratada por um período de 20 anos.


LTCAT

O LTCAT (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho)

Tem como objetivo identificar e avaliar as condições ambientais de trabalho. Este laudo conclui se a exposição do trabalhador aos agentes nocivos caracteriza o direito à aposentadoria especial. Para a realização deste documento se faz necessário uma avaliação técnica in loco, onde a partir da coleta de dados é possível sua elaboração. O LTCAT é utilizado como subsídio para emissão do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), informando o histórico laboral do colaborador, que irá utilizar para encaminhar sua aposentadoria especial.

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CIPA

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - O CIPA é uma comissão formada por representantes indicados pelo empregador e membros eleitos pelos trabalhadores. O seu papel mais importante é o de estabelecer uma relação de diálogo e conscientização, de forma criativa e participativa, entre gerentes e empregados, em relação à forma como os trabalhos são realizados, objetivando sempre melhorar as condições de trabalho, visando a humanização do trabalho, prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, além de auxiliar o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho).
O SESMT é um serviço composto apenas por profissionais especialistas em segurança e saúde no trabalho, ja a CIPA é formada por empregados do local que podem ter ou não experiência com o assunto. Por isso a CIPA serve para identificar os riscos do processo de trabalho, elaborar o mapa de riscos com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, elaborar um plano de trabalho que possobilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho, participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho, realizar verificações nos ambientes e condições de trabalho visando possíveis situações que possam trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores em questão. A formação da CIPA é obrigatória para empresas com mais de 20 funcionários.


DESIGNADO DE CIPA

A principal finalidade da CIPA é evitar acidentes e doenças do trabalho

Para isso, os membros da comissão se reúnem para apresentar os possíveis problemas de segurança encontrados na empresa, planejam soluções, e colaboram para executar soluções em conjunto com o empregador. Quando a companhia não possui mais de 20 funcionários para a formação da CIPA, ela deve designar um profissional como responsável pelo cumprimento das tarefas daquela NR,e é o responsável por este cargo deverá promover um treinamento anual.

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PPP

Perfil Profissiográfico Previdenciário

O perfil profissiográfico previdenciário constitui-se em um documento histórico do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que este exerceu suas atividades. Disponibilizaremos aos nossos clientes o gerenciamento online de todas as informações pertinentes aos trabalhos, inclusive a impressão de PPP no momento que precisar.